quinta-feira, 30 de junho de 2011

Efetuar compras na internet é realmente seguro?


O mercado de produtos virtuais esta em alta, porém mesmo com esta tendência, muitas pessoas ainda têm medo de efetuar comprar pela internet. Veja os riscos e as formas de se prevenir de possíveis enganações.

Primeiramente você deve verificar o site que esta efetuando a compra, uma forma de verificar se o site cumpre com as informações é comprar algo barato para verificar se o produto realmente chega conforme a previsão e se realmente possui qualidade e defeitos conforme o mostruário.

Existem muitos sites falsos que falsificam até mesmo o selo de segurança e qualidade, mas existem muitos sites confiáveis na internet tais como submarino, lojas americanas, ponto frio, buscapé, jacotei e outras lojas com segurança, pois são distribuidores conhecidos no mercado de vendas web e se houver qualquer problema você poderá comparecer  à uma loja mais próxima de você para tentar resolver o problema.

Algumas informações podem tornar o site mais confiável como telefone para contato, endereço físico para visitação e envio do produto caso houver necessidade de troca, ao efetuar o pagamento seja em cartão ou boleto é preciso que o comprovante esteja em nome da loja e não de pessoa física e é preciso também disponibilizar um código para rastreamento do produto.

Existem formas de efetuar a compra de modo seguro como é feito pelo UOL, sendo o PagSeguro, onde o produto só é liberam o dinheiro após o cliente ter recebido o produto e confirmar que esta devidamente em ordem.


Seguindo estas dicas terá a certeza de que a sua compra será efetuada com sucesso e o seu produto chegará à sua casa com qualidade de entrega.

quarta-feira, 29 de junho de 2011


Quando pensamos em Segurança da Informação, associamos sites “confiáveis” que nos permitem privar e restringir acesso de pessoas que não possuímos contato ou cadastro, porém constantemente a invasão e ataques nos principais sites do governo, nos mostra que tais seguranças podem não ser suficientes.
Ultimamente a febre de redes sociais que por meio de jogos/grupos/fotos que solicitam dados pessoais para cadastro podem permitir informações suficientes para coleta de dados com finalidade de invasões e ataques. E o principal foco destes invasores são crianças que por meio de falta de informação possam colaborar com a coleta de informações e assim permitindo as invasões. Mas será que esta falta de informação para crianças vem de casa ou escola? Onde deve ser mais explorado essa base de conhecimento? Jogos educativos? Jogos que interagem mais com a família sobre estes assuntos? Palestras somente para os pais? E porque não em investir em palestras diretamente para este público?
Este público alvo deve ser tratado como prioridade pois envolva a ingenuidade e a inocência, assuntos devem ser abordados de forma atrativa e não cansativa simplesmente pelo fato da juventude não demonstrar tanto interesse em responsabilidade perante a internet.

Nos próximos dias irei divulgar formas de controle de uso para acesso.